sábado, agosto 8

Homologação

- Se a senhora estiver de acordo com os cálculos apresentados, basta assinar nas quatro vias e também neste formulário e neste e neste. Caso discorde de qualquer coisa, a assessoria jurídica do sindicato está à sua disposição para garantir os seus direitos.
- Não é necessário, eu acho que está tudo correto. Nem mesmo tinha idéia de que receberia esta quantia de indenização.
- Não se trata de indenização, senhora. Todos os ítens listados fazem parte de um conjunto de direitos conquistados com muita luta pelas classes trabalhadoras. Cá entre nós, patrão só pensa em explorar, tirar o sangue.
Nesse momento ela lembrou do seu ex-chefe, na verdade de todos os seus ex-chefes. Ela sempre guardou consigo um senso ético ímpar. Nunca falou mal de qualquer um deles, ao contrário, exaltava exaustivamente (pelo menos para quem ouvia) as qualidades de cada um, com o orgulho que só uma mãe sente. Sim, ela se sentia um pouco mãe. É certo que ela acreditava que nenhum deles sobreviveria sem ela, mas quem não acreditaria se fosse uma Mary Poppins de tailleur, colar de pérolas e crachá? Ela tinha exata noção de sua importância na vida de cada homem de quem ela cuidou, no sentido profissional, é claro.
Mas a verdade é que ela realmente não acreditava que era explorada. Ela fazia suas tarefas intermináveis por prazer, por uma louca satisfação de trabalhar como secretária executiva, e das melhores! 
Soou mal o que o representante do sindicato comentou, mas ela não encontrou motivação para discordar. Soltou aquele meio sorrisinho de canto, mais para: você é um idiota - do que para: sim, tem razão.
E ainda havia uma dúvida maior do que a sua indignação pelas palavras do Sr. Sindicato: Por que ela receberia uma indenização por ter sido tão feliz trabalhando na companhia, sob a mais profunda pressão, nível máximo de estresse, jornada média diária de 14 horas, pressão 16 x 10, dores constantes na cervical, além de administrar a insuportável política da boa vizinhança com as outras secretárias do andar? Na sua opinião, talvez ela tivesse que indenizar a todos, guardadas as proporções - as secretárias "colegas" levariam a menor parcela - por toda a experiência incrível e única que ela viveu por todos esses anos.
Enfim, a caneta caiu, ela abriu os olhos e se deu conta dos pensamentos insanos que estavam tomando forma. Pegou seu cheque administrativo, agradeceu, soltou a outra metade do sorriso e saiu. 
Agora estava homologado. Ela era uma mulher aposentada, com uma grana boa na mão, seu crachá na bolsa e nem um plano daqueles que fizera anos atrás lhe interessava no momento.
- O que você vai fazer, Catarina Aguilar? Secretaria Executiva aposentada, mulher encantadora, contadora de estórias, fazedora de  história, pessoa intrigante, curiosa, criativa, pro ativa, imperativa... Para onde vai todo esse talento e vontade? Acaso saberia fazer crochê ou tapeçaria? 
Ela não tinha a menor idéia, mas sabia que algo já estava vindo ao seu encontro. Uma buzina forte e estridente tocava insistentemente nos seus ouvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário